top of page

UMA CAMPANHA

PARCERIA

APOIO

A PREVENÇÃO

       COMEÇA PELO PRATO

Câncer e Estilo de Vida


Este ano, mais de 1 milhão de americanos e mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo devem ser diagnosticados com câncer, uma doença comumente considerada como evitável.

Apenas 5-10% de todos os casos de câncer podem ser atribuídos a defeitos genéticos, enquanto os restantes 90-95% têm suas raízes no meio ambiente e estilo de vida. Os fatores do estilo de vida incluem o consumo de cigarro, dieta (alimentos industrializados, carne vermelha, excesso de leite e derivados), álcool, exposição solar inadequada, poluentes ambientais, infecções, estresse, obesidade e inatividade física.

A evidência clínica aponta que todas as doenças cancerígenas tem mortes relacionadas a esses fatores: 30 a 35% estão ligados à dieta, 25-30% são devidas ao tabaco, 15-20% são devidos a infecções e a porcentagem restante é devido a outros fatores como radiação, estresse, inatividade física, poluentes ambientais, etc. Portanto, a prevenção do câncer exige um rígido programa educacional com mudança no estilo de vida incluindo:

[if !supportLists]1 - [endif]Dieta baseada em vegetais (plant-based diet) com aumento da ingestão de frutas, grãos integrais e demais vegetais.

[if !supportLists]2 - Restrição calórica.

[if !supportLists]3 - Consumo mínimo (ou nenhum) de carne e laticínios em geral. Faça desse um processo de reeducação natural e gradual.

[if !supportLists]4 - Programas assertivos que estimulem a cessação do tabagismo.

[if !supportLists]5 - Redução (ou nenhum) uso de álcool.

[if !supportLists]6 - [endif]Estímulo ao movimento e exercício físico.

[if !supportLists]7 - Adequação à exposição solar (ausência de exposição ou exposição excessiva sem proteção são extremos complicados. A luz solar deve ser nossa aliada).

[if !supportLists]8 - Campanhas de esclarecimento e controle sobre poluentes ambientais diversos.

[if !supportLists]9 - Check-ups regulares.


Hoje temos provas de que o câncer é uma doença evitável e que requer grandes mudanças de estilo de vida para que esse objetivo seja atingido. Esse tema será pauta no nosso evento nacional e que está no calendário mundial de eventos em Medicina do Estilo de Vida, o Lyfestyle Summit Brazil, que ocorrerá nos dias 10-11 de novembro no Fecomércio em São Paulo. O presidente da Associação Latino Americana de Medicina do Estilo de Vida (LALMA) estará palestrando sobre o assunto fazendo todas as conexões sobre Obesidade e Câncer.

Ainda em outubro desse ano, estarei junto à ele representando a Associação Brasileira de Saúde Funcional e do Estilo de Vida – ABRASFEV - e a LALMA no Congresso Americano onde a Liga Mundial estará reunida tendo a prevenção ao câncer entre as principais pautas. É nosso papel como representantes mundiais desse movimento, assumirmos esse causa tão nobre como uma das nossa principais missões e mudando o estilo de vida das pessoas conseguiremos um grande sucesso. Saúde à todos!

Dr. Fábio César dos Santos

Cardiologista pós graduado em Nutrologia – CRM:79.512

Presidente fundador da Associação Brasileira de Saúde Funcional e do Estilo de Vida (ABRASFEV)

Membro da Liga Mundial e do Board Mundial em Lilestyle Medicine

Diretor nacional do movimento global “ True Health Initiative Coalition”


bottom of page